"A infância é medida pelos sons, aromas e cenas, antes de surgir a hora sombria da razão." (John Betjeman)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Relato de experiência do arte- educador: Processo artístico

Menciona-se aqui uma experiência de mulher, esposa, mãe e professora pesquisadora do seu próprio processo artístico. Nessa vivência, percebe-se a aprendizagem dos filhos e a importância da família como base do conhecimento. A escola é o lugar de afeto e troca de conhecimentos, portanto, crianças mediadas por professores conhecedores e transformadores dos espaços escolares.

Saber, o “saber”, conhecer, ser ou estar informado, ou passar pela experiência de um processo artístico ou mesmo um conteúdo a ser abordado na sala de aula faz a diferença na relação com os aprendizes. Verifica-se isso como aprendizes do curso de pós-graduação e também na prática que estamos inseridos.

Nas constatações observadas, o aprendizado ocorre em meio a inúmeros fatores, mas cita-se um que tocou e comoveu profundamente o aprendiz: a vida gerada dentro de si mesmo.


O nascimento dos filhos.

Constatou-se que a placenta seria um objeto fantástico, primeiro por estar dentro do próprio corpo provocando reações hormonais, fisiológicas e transformações corporais e temperamentais na mãe, fazendo sentir todas as sensações do humano.

Nesta ocasião, a família passa a compartilhar conhecimentos e trabalhar o imaginário em relação à chegada daquele pequeno ser que esta sendo nutrido através do cordão umbilical ligada à placenta.

Ao estudar o objeto “placenta”, observou-se uma beleza incrível: cores fortes, entre elas, vermelho e marrom se aproximando do preto, linhas se abrindo em ramificações que se ligavam ao cordão umbilical. As texturas envolvidas com o sangue surgem com vibrações em forma de bolas vermelhas.

Dessa forma, esse conjunto de elementos ligados à teia mãe, onde o indivíduo se alimentava e crescia para desabrochar no momento exato.

Para concluir, a beleza estava dentro de si mesma, foi tocada por alguém. Este alguém foi a vida semeada com amor pelos pais. Esta experiência fez ver além do objeto, o que existe dentro do corpo e que muitas vezes ignora-se.


Reflexão sobre as práticas.

* Como olhar a criança na sala de aula?

* Ensinar. É dizer: vai procurar um grupo e vai aprender com ele!
 

As imagens a seguir evidenciam o processo da construção das produções artísticas da placenta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário