"A infância é medida pelos sons, aromas e cenas, antes de surgir a hora sombria da razão." (John Betjeman)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

HIPERCOMUNICAÇÃO E EXPERIÊNCIAS

Alguns entraves se interpõem quando o educador vai orientar seus alunos: são as pesquisas "prontas", as informações "telegráficas", a hipercomunicabilidade, a pergunta " afinal, quem é o autor? ", entre inúmeros outros.
Grosso modo, esses entraves são mais fortes com a hiperinformação, com o hiperpresente. No entanto, de um modo mais linear e hiperlento, o educador pode ajudar os alunos a organizar  o excesso de informações, tanto em relação à pesquisa  de determinado assunto, quanto em relação às suas próprias contribuições. Ahipercomunicação simultânea camufla a importância das contribuições  dos próprios alunos, provocando dispersão. O educador deve desvelar essa hiperriqueza , para que os alunos valorizem e apliquem suas próprias experiências em seus projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário