"A infância é medida pelos sons, aromas e cenas, antes de surgir a hora sombria da razão." (John Betjeman)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A HISTÓRIA POR TRÁS DAS HISTÓRIAS: ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE OS CONTOS POPULARES


Muitos já ouviram falar sobre A Arte de Narrar Histórias, mas que encantamento é esse passado de geração a geração? E como surgiram as histórias, os contos populares?
Segundo Rossana Lourenço, atriz, contadora de histórias, professora e arteterapeuta, os “contos tradicionais ou populares são histórias encontradas no folclore das diversas culturas que formam a humanidade. Eles refletem a sabedoria popular. Teriam sua origem nas histórias contadas pelos xamãs e anciãos das tribos ao redor do fogo, para explicar fenômenos naturais e estabelecer regras para relação entre o homem, a sociedade, e o mundo ao seu redor”.
As histórias foram transmitidas oralmente de geração a geração, pois como completa Ana Lúcia Merege, “antes do surgimento da escrita, a única forma de registro era a memorização, e a única forma de transmissão era a oral”.
Segundo Câmara Cascudo, folclorista brasileiro, para que seja considerado como conto popular “é preciso que o conto seja velho na memória do povo, anônimo em sua autoria, divulgado em seu conhecimento e persistente nos repertórios orais. Que seja omisso nos nomes próprios, localizações geográficas e datas fixadoras do caso no tempo”. (CASCUDO, 2003:13)
Outra curiosidade sobre as histórias, é que na Idade Média, elas eram dirigidas aos adultos, uma vez que as crianças não tinham tratamento diferenciado como na atualidade, sendo as crianças pequenas sequer consideradas indivíduos. Por volta dos cinco ou sete anos de idade é que as crianças passavam a conviver com os adultos, sem necessitar de tantos cuidados quanto crianças pequenas. No entanto, não eram vistas como crianças, mas consideradas adultos em miniatura, participando de todas as atividades de um adulto. Assim, durante as longas noites de inverno, as histórias eram contadas aos camponeses, perpetuando-se de geração a geração e sendo encontradas nas mais diversas localidades.
Fato é que a narração de histórias é uma arte milenar, que vem se perpetuando por gerações, atravessando os séculos, e encantando adultos e crianças mesmo nos dias de hoje, onde a roda de histórias ao redor da fogueira foi substituída pela crescente tecnologia que cada vez mais conquista jovens e adultos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário