"A infância é medida pelos sons, aromas e cenas, antes de surgir a hora sombria da razão." (John Betjeman)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

LER, LER MUITO, LER SEMPRE

"O prazer da leitura é o pressuposto de tudo o mais.
Quem ama ler, tem nas mãos a chave do mundo."
(Rubem Alves)

Um dos grandes desafios dos educadores é criar motivações nas crianças e nos jovens para que leiam mais. Na era da informática e das facilidades digitais, como fazer um jovem parar diante de um livro, abrir e ler?
Essa preocupação se estende aos escritores e editores. Motivo esse que se reflete na grande quantidade e variedade de livros lançados todo ano, e que vem alcançando os mais variados gostos e gêneros literários.
Outro ponto que chama a atenção nesse mercado literário é a qualidade gráfica dos livros. Capas e ilustrações belíssimas, verdadeiras obras de arte. E o que dizer das ilustrações que encantam e despertam as mais variadas sensações nos livros infantis? Muitos desses artistas que ilustram os livros, garantem uma boa parcela de sucesso dessas obras.
Um outro forte aliado da leitura que chegou recentemente ao mercado, e promete ganhar uma considerável parcela desses leitores é o livro digital. Essa novidade promete em pouco tempo se tornar popular e acessível aos mais variados bolsos e gostos.
É a tecnologia a favor da educação. E como o lançamento dos e-books vem crescendo cada vez mais rápido, está posta a questão sobre a extinção ou não dos "livros de papel".
Seja como for, as crianças e os jovens só tem a ganhar com essa re-invenção dos livros. Para essa geração que já nasce plugada nas novidades digitais, é um incentivo e tanto para despertá-los para a leitura, que aliada à tecnologia pode a vir ganhar muitos adeptos e fãs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário